Quem Somos

Piracicaba, SP, Brazil
Há mais de 30 anos o Grupo Souza atua no mercado imobiliário; desde 1980 é uma das maiores imobiliárias do interior paulista, contando com uma vasta carteira de imóveis em Piracicaba e região. Esta posição de destaque foi conquistada graças a muito trabalho, excelência em atendimento, foco nas necessidades dos clientes, investimento constante em pessoal, experiência adquirida e adoção de tecnologias, a fim de oferecer qualidade e eficácia em todas as áreas em que atua: administração de condomínios, venda de imóveis em geral, e a nossa especialidade: a locação de imóveis de forma fácil e rápida. Hoje, o Grupo Souza é marca consolidada e reconhecida no mercado imobiliário, e vem proporcionando a milhares de clientes a concretização dos melhores negócios. Web site: http://www.gruposouza.com.br/ Rua Benjamin Constant, 724 - Centro, Piracicaba/SP Fone: 019 3417-8190

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Descubra aqui como está a qualidade da sua internet


Cerca de 600 mil pessoas envolveram-se na elaboração de um mapa que ilustra a qualidade da internet brasileira : http://www.simet.nic.br/mapas/

O Comitê Gestor de Internet do Brasil, criado em 1995 com a finalidade de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços de internet no país, foi responsável pela elaboração da ferramenta, utilizando dados coletados pelo Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha, ferramenta que permite ao usuário medir a qualidade do seu serviço de internet.

O Simet mede velocidade, atrasos, e ainda informa aos provedores sobre a qualidade do serviço, permitindo que atuem para melhorar a rede.

Para realizar o teste, dirija-se a esta página: http://simet.nic.br/ 
O usuário informa seu CEP, e o resultado é integrado ao mapa, que mostra numa escala que varia do vermelho (ruim) ao verde (bom) todos os indicativos testados. 

De acordo com os resultado apresentados, cidades menores e do interior brasileiro têm concentração de pontos vermelhos maior do que nas capitais e cidades maiores, assim como, velocidades mais altas concentram-se nas grandes cidades da região Sudeste.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

50% de desconto no valor da escritura do 1º imóvel

Muitos compradores da primeira casa própria desconhecem que têm 50% de desconto no valor dos registros e da escritura. No entanto, para receber o desconto, o comprador precisa atender aos seguintes requisitos: 


não pode ser proprietário de mais de um imóvel
o imóvel a ser adquirido deve ser destinado ao uso residencial
o imóvel deve ser comprado através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).


Previsto na Lei Federal nº 6.015/73, em vigor há quase 40 anos, o desconto pretende incentivar a compra, e especialmente o registro da casa própria pelo comprador, e deve ser reclamado antes da compra, pois, uma vez recebido o dinheiro, o cartório não reembolsa o valor posteriormente.


É prudente que os compradores se informem com antecedência e compareçam ao cartório com a documentação comprobatória do direito ao benefício. 
Na ocasião, é possível conferir se o estabelecimento possui tabela acessível e visível informando as custas e preços de todos os documentos emitidos por ele, na qual deve estar informada a lei que garante o desconto. Porém, cabe ao comprador reclamar o seu direito de abatimento no valor dos documentos, uma vez que o cartório não tem a obrigação de realizar esta verificação.


A Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) e a Caixa Econômica Federal (CEF) mantem uma parceria que auxilia o comprador a atestar sua compra através do SFH. A Caixa fornece uma declaração, a pedido do comprador, que atesta se é ou não o primeiro imóvel a ser comprado com os recursos do Sistema Financeiro de Habitação.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dengue nos condomínios, previnam-se

Com a chegada do verão, a prevenção dos focos do mosquito Aedes Aegypti precisa voltar à baila. Nessa época do ano, as autoridades sempre criam campanhas de conscientização e promovem mutirões de combate, porém, o trabalho contínuo dos síndicos e condôminos, pode fazer a diferença para evitar a proliferação da doença.
Revisões periódicas em ralos, verificação do sistema de coleta de água da chuva, conscientizar os moradores sobre cuidados básicos, como não deixar água parada nos pratinhos de vasos de plantas, distribuição de panfletos com informações veiculadas na imprensa, atenção ao entorno do edifício, especialmente se houver terrenos baldios (onde haja mato alto ou água empoçada), manter em dia a verificação de todas as áreas comuns e da caixa-d’água, e orientar os funcionários do condomínio, são hábitos que, se incorporados na rotina, podem eliminar os mosquitos.
Veja abaixo, principais recomendações para os condomínios
§  Manter desobstruídas as canaletas de estacionamento e calhas para escoamento de água de chuva.
§  Eliminar toda a água existente no poço do elevador.
§  Manter o poço de água, caixas-d’água e cisternas bem tampadas.
§  Tratar as piscinas com cloro.
§  Tentar eliminar entulhos diversos. Se não for possível, deixá-los abrigados da chuva.
§  Eliminar os pratinhos dos vasos de plantas.
§  Manter as bromélias secas.
§  Povoar chafarizes, fontes e lagos com peixes larvófagos (predadores de larvas)
§  Substituir ralos internos por ralos com grelha rotativa, mantendo-os abertos apenas quando necessário.
§  Substituir ralos externos, bueiros e caixas de passagem, se for o caso, conforme recomendação acima, e realizar telagem como trama fina e resistente nos bueiros e caixas de passagem.
§  Manter os brinquedos protegidos da chuva e, se não for possível, furar o fundo dos que possam acumular água.
Além disso, a população em geral pode denunciar suspeitas de criadouros do Aedes Aegypti, tirar dúvidas sobre a doença e solicitar visita de agentes.
Em Piracicaba, o Centro de Controle de Zoonoses têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses como raiva, dengue e doença de chagas, realiza o controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros).
O CCZ está situado na Rua dos Mandis, s/nº - Jupiá
Telefone: 3427-2400
Site: http://www.zoonoses.piracicaba.sp.gov.br 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mulheres de baixa renda serão beneficiadas por programa de habitação

O Poder Executivo poderá instituir o Programa Nacional de Habitação para Mulheres com Responsabilidade de Sustento da Família. A autorização foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), e segue, agora, para análise do Plenário.
O programa tem como objetivo garantir que as mulheres pertencentes às famílias de baixa renda e que adicionalmente sejam as únicas responsáveis pelo sustento da família tenham garantido o direito à moradia.

Informações complementares:
O número de mulheres que se tornam “chefe de família” vem aumentando nos últimos. Isso dobrou de forma gradativa entre os brasileiros é o que afirma os Indicadores do Censo Demográfico 2010, divulgado pelo IBGE.
Conforme um levantamento realizado nos últimos dez anos, o número de mulheres responsáveis pelo sustento no lar aumentou de 11 milhões para 22 milhões, um percentual de 38,7% de chefes de famílias. Já na capital, o índice aumenta para 44%.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dicas de decoração

Há alguns dias atrás, postamos sobre os interessantes adesivos 3D, que aplicados nas paredes, proporcionam impressão de profundidade, conforme o jogo de luz e sombra a que são submetidos.
Hoje, mais uma novidade do designer: ganchos em forma de mão fabricados em posição de gestos familiares.   
Seja para pendurar toalhas no seu banheiro, bolsas na sua sala, ou peças de roupa no seu quarto, esses ganchos criativos e modernos, mais do que um simples  utilitário, podem perfeitamente fazer parte da decoração dos cômodos.
Se você deseja renovar seus ambientes, mas não quer gastar muito com troca de móveis ou reformas de ordem estrutural, estes ganchos são detalhes que certamente, não passarão desapercebidos.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Imposto de renda 2012

2012 vem aí, e com ele, logo nos primeiros meses, a obrigação das declarações de rendimento junto à Receita Federal.
O Grupo Souza deve preparar o DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) e enviá-lo à Receita Federal até o último dia útil do mês de fevereiro/2012.
O que é DIMOB?
Todas as pessoas jurídicas (imobiliárias, por exemplo) que comercializam imóveis, tem a obrigação de enviar à Receita os dados referentes às transações realizadas no ano anterior.
Através do DIMOB, a Receita Federal verifica se operações como a compra e o aluguel de unidades imobiliárias, valores recebidos e as datas das transações foram as mesmas declaradas pelo contribuinte.
Os locadores (proprietários de imóveis) tem até o último dia do mês de abril/2012 para o envio de suas respectivas informações ao fisco, enquanto que a administradora - como informado acima -  entrega suas informações 2 meses antes, no final de fevereiro.
Devido às dúvidas comuns que surgem neste período conturbado, o Grupo Souza se antecipa, e estimula os locadores a não deixar para a última hora o planejamento da sua declaração.
Programe-se, e você ficará tranqüilo, enquanto a grande maioria corre contra o tempo, e encontra problemas para acessar o site da Receita nos dias de pico.
Importante:
O locador pode acessar e imprimir online todos os demonstrativos de pagamento recebido durante 2011 no site da imobiliária ( http://www.gruposouza.com.br/ ) - opção Informe de Rendimentos.
Em 2011, existem 2 tabelas a se considerar, conforme segue na figura abaixo – uma de janeiro a março/2011 e outra de abril a dezembro/2011.
Mais informações, acesse o site da Receita: http://www.receita.fazenda.gov.br/


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cuidados na aquisição de imóvel usado – quais documentos devo verificar?

Certidão Negativa de IPTU e taxas: dívidas referentes a tributos imobiliários e taxas são transferidas ao novo proprietário, que pode até ter seus bens confiscados para o pagamento. Verifique se há débitos, e em caso positivo, entre em acordo com o proprietário para quitá-los ou descontar do valor de compra do imóvel .



Confira se o pagamento dos serviços essenciais está em dia: contas atrasadas de água, luz e telefone podem levar as concessionárias a interromper os serviços até a quitação do débito. Certifique-se de que tudo está em situação regular, caso contrário, entre em acordo com o vendedor antes da compra.




Certidão Negativa no INSS, nas justiças Federal, Cível e Criminal, e nos Cartórios de Protestos da cidade: títulos protestados, dívidas trabalhistas e pagamento de indenização - cujo devedor é o antigo dono do imóvel - podem anular a venda do bem, pois Justiça pode pedir sua penhora, sob alegação de má fé do vendedor, para não pagar o que deve. Se isso ocorrer, o consumidor perde o imóvel, o valor investido e, ainda, terá que processar o vendedor para reaver o dinheiro.


Matrícula do imóvel no Cartório de Registros: este documento tem validade de 30 dias, e nele estão registrados todos os dados do imóvel, como: metragem, descrição dos vizinhos e nome do último proprietário. Na matrícula o comprador pode verificar quem é o verdadeiro dono do imóvel e quem está em condições de transferi-la. A matrícula não deve ser confundida com a escritura de compra e venda, que é o documento que regula a negociação entre o vendedor e o comprador, com o preço, forma de pagamento etc.


Convenção de condomínio: Esse documento rege toda a relação dos condôminos entre si e com o espaço comum e o privado, é válido para apartamentos ou lotes que ficam em condomínios; é importante analisar essas regras antes de adquirir o bem, pois se o pretenso comprador não se enquadra nelas, talvez seja mais fácil encontrar outro imóvel do que convencer os co-proprietários a alterar a Convenção.

sábado, 19 de novembro de 2011

Energia a preço justo


Para aderir à campanha, clique no banner com a imagem da lâmpada (na barra à sua direita), ou acesse o site

Vamos nos mobilizar e pressionar o governo por uma conta de luz mais barata!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Proprietários poderão usar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para financiar reformas residenciais, a fim de tornar o imóvel acessível a pessoas com deficiência.
A proposta, de autoria do senador Jayme Campos (DEM-MT), foi aprovada pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais) em 16/11/2011.
De acordo com o senador, os custos para adaptar um imóvel para pessoas com deficiência são altos, por isso, o projeto (PLS 174/2010), deve facilitar a realização dessas obras, que vão desde a colocação de corrimãos e pisos adequados, até a construção de rampas e a ampliação de portas e cômodos.
O projeto segue agora para a CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa), onde será votada de forma terminativa.
De acordo com o Modem (Monitoramento da Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho), realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a pedido da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre os trabalhadores que possuem algum tipo de deficiência no estado de São Paulo:
43,7% moram em residências próprias e quitadas
27,3% pagam aluguel
13,2% possuem residência própria, pagando financiamento  
O restante se divide em casas cedidas pelo empregador, por outras pessoas, e em outras condições.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dicas para evitar problemas na reforma de imóveis


Planeje
Defina as prioridades e tenha por escrito as áreas que mais precisam de retoques.
Evite fazer tudo de uma vez só, quando o imóvel encontrar-se ocupado.
Esteja preparado para o caso de surgir algum imprevisto, com a adoção de um planejamento, muitos percalços podem ser antecipados ou evitados.
Dê preferência a ir reformando um cômodo por vez; fica mais fácil de administrar a bagunça, os materiais utilizados e o serviço executado pelos trabalhadores.
Seja cauteloso na contratação de mão de obra, faça-o pessoalmente ou busque indicação de pessoas de sua confiança. Escolhidos seus prestadores de serviço, esclareça bem o que deve ser executado de que forma. Para evitar transtornos, solicite orçamento por escrito e, se possível, providencie um contrato que assegure os direitos e deveres de ambos os lados, valor do serviço e data para conclusão.

Contratação de mão de obra
Converse com um pedreiro ou mestre de obras ao definir a lista de materiais necessários; isso deve ser feito no momento do orçamento. Todos os itens devem ser incluídos, inclusive pregos e pouca quantidade de areia; deixar para depois pode encarecer o valor final, e por falta de dinheiro, a obra corre o risco de ser interrompida.
Procure pagar pelo serviço feito e não pelos dias trabalhados. Assim, fica mais fácil de garantir que a obra saia no prazo combinado e não há surpresas na hora de pagar os profissionais.

Economia
Ao comprar os materiais, o proprietário do imóvel deve ter paciência, realizando pesquisas e comprando com bom senso. Fique atento às propagandas, visite sites de loja de materiais de construção, e recolha pelo menos 3 orçamentos diferentes, mas não esqueça de buscar qualidade nos produtos, afinal, "o barato pode sair caro".
Peça descontos, informe que possui orçamentos mais em conta e confira as condições de pagamento que mais se adequam às suas necessidades. Tendo o dinheiro para pagamento à vista, sempre é possível obter bons abatimentos. Dividir em poucas parcelas também pode ser interessante, uma vez que muitos estabelecimentos oferecem planos com parcelas a perder vista e juros altos embutidos.
Ao pagar com cheques, reclame por desconto, pois toda transação efetuada através de cartões é tarifada, o que não ocorre com as folhas.

terça-feira, 15 de novembro de 2011



O desperdício de água em condomínios - cujas principais causas são os procedimentos inadequados para manutenção das áreas comuns, e o uso de medidor único para toda a comunidade - eleva o valor do condomínio, e em cidades como São Paulo, tem gerado custos inferiores apenas à folha de pagamento. 

Pesquisa realizada pela Administradora Lello (SP), aponta que em condomínios residenciais com as mesmas características, como número de apartamentos, metragem e equipamentos disponíveis nas áreas comuns, a diferença na conta mensal pode chegar a 30%.

Fique alerta:

Condôminos conscientes adotam medidas pró-economia, pois é dentro dos apartamentos que ocorre o maior desperdício, resultado dos maus hábitos. 

A conta de água deve ser examinada com frequência, em busca de oscilações que fujam do padrão médio de consumo, pois certamente são indício de vazamento.

sábado, 12 de novembro de 2011

Grupo Souza recebe homenagem da Câmara dos Vereadores de Piracicaba

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB), entregou na noite de 07/11/2011, durante a 67ª Reunião Ordinária, Moção de Aplausos à imobiliária Grupo Souza, em comemoração ao seu 35º aniversário de fundação. A honraria foi entregue ao Gerente Comercial, Gilmar Souza, e seu Diretor, Enzo Moda pelos vereadores João Manoel dos Santos, André Bandeira (PSDB) e Márcia Pacheco (PSDB).

Segundo dados levantados pelo parlamentar piracicabano a história do Grupo Souza Empreendimentos Imobiliários, tem se destacado no mercado imobiliário, pois atua em vendas e locações de imóveis de Piracicaba, e expandiu-se para pelo menos dez cidades, devido a demanda de clientes e aquecimento do mercado imobiliário, e com isso hoje contam com o maior cadastro de imóveis de Piracicaba e região; 

Além de vendas e locação, o Grupo Souza tem mais de três décadas na administração de condomínios, e é a pioneira em auxiliar a convivência de moradores de edifícios e conjuntos residenciais horizontais, sendo referência positiva na cidade.

“O Grupo Souza oferece assessoria completa aos seus inúmeros clientes, que recebem um atendimento especializado e personalizado, pois a empresa investe constantemente em seus funcionários, e na qualidade dos serviços prestados, desde sites, assessoria jurídica e financeira.
Sempre inovando recentemente lançou o departamento Corporate, exclusivo para atendimento de empresas e empresários” explicou João Manoel.

O diretor do Grupo, Enzo Moda, fez um breve relato da história do Grupo Souza, mostrando com isso a luta da empresa para obter o reconhecimento da população, reconhecido através desta Moção, pela Câmara de Vereadores de Piracicaba.

‘Pelo trabalho e sucesso conquistado, tornou-se uma das empresas mais respeitadas e de sucesso no ramo imobiliário recebendo 12 premiações desde 1992 até hoje, inclusive o prêmio como a imobiliária mais lembrada pelos piracicabanos”, finalizou o presidente do Legislativo Piracicabano.

Texto: Rubens Fontão MTb: 20.493
Fotos Digitais: Fabrice Desmonts MTb: 22.946

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Contas de água, gás, luz e telefone poderão ser emitidas em nome do inquilino

Os deputados da Comissão de Defesa do Consumidor aprovaram o projeto de lei 5593/09, que autoriza proprietários de imóveis alugados a transferir para os inquilinos a titularidade das contas de água, gás, luz e telefone.

Segundo a relatora do projeto, deputada Ana Arraes (PSB-PE) : “Em nosso entendimento, o serviço é contratado por uma pessoa, e não por um imóvel, e é a pessoa que contratou o serviço que deve ser responsável pela quitação dos débitos gerados quando estava em uso de determinado imóvel.”

Segundo o Procon-SP, a medida hoje já é exercida pelas agências fornecedoras de serviço, que inclusive estimulam que as faturas sejam emitidas em nome do inquilino.

O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público, Constituição e Justiça e de Cidadania, e foi acrescido de algumas alterações no texto, que beneficiam os inquilinos, tais como:-

  • As concessionárias de serviços públicos ficam proibidas de manter interrompida a prestação do serviço quando o novo locatário já tiver feito a solicitação de religamento.
  • A interrupção de energia e do abastecimento de água, em virtude de dívida não relacionada ao usuário atual do imóvel fica classificada como prática abusiva.
Caso descumpram a determinação, as concessionárias estarão sujeitas às penalidade previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Maioria ainda aluga com fiador

Segundo dados divulgados pelo SECOVI, a maioria das locações residenciais em 2011 ainda mantem o fiador como garantia locatícia.

Conforme tabela abaixo, 48% dos contratos fechados em setembro passado, por exemplo, foram avalizados por fiador:


O mercado oferece algumas alternativas àqueles que preferem evitar o "embaraço" de depender da boa vontade alheia do afiançamento, e dentre estas alternativas, as mais populares são a contratação de produtos como Porto Seguro Aluguel e o Título de Capitalização.

O Grupo Souza trabalha com as duas modalidades, a fim de oferecer maior comodidade ao locatário.

Caso você esteja interessado, para contratar o Seguro Aluguel é preciso não ter restrições em qualquer órgão de proteção ao crédito e renda comprovada. O valor investido no seguro gira em torno de 3 a 4 aluguéis e pode ser parcelado em até 12 vezes!  

Já no caso do Titulo de Capitalização, o investimento é maior: gira em torno de 12 aluguéis, porém, o interessado fica isento da consulta aos órgãos de proteção ao crédito, não necessita comprovar sua capacidade de pagamento, e, ao final do período contratado, resgata o dinheiro corrigido.  

Abaixo, comercial hilário, onde um sujeito simpático encontra uma forma criativa de conseguir um fiador:


Mais informações: 19 3417-8190 ou nos envie um email.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Imóveis até R$ 1.000,00 são os mais procurados para locação

Segundo pesquisa divulgado pelo CRECI-SP, no início deste mês, é possível verificar 2 fatos interessantes:

1) O volume de locações fechadas foi 4,89% menor que no mês anterior (julho)
2) Imóveis com valores para locação de até R$ 1.000, foram responsáveis por exatos 50,79% dos negócios concretizados.

A pesquisa tomou por base o mês de  agosto/2011 e a cidade de São Paulo, sendo importante ressaltar que os imóveis cujos valores ficaram entre R$ 401 e R$ 600 foram responsáveis pelo maior filão de contratos.

Segue abaixo a tabela:

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Papéis de parede 3D

Os velhos papéis de parede (quem diria) ressurgem com uma releitura em 3D; ecologicamente corretos, 100% biodegradáveis e super estilosos, podem proporcionar uma nova cara ao seu ambiente.

Originais e contemporâneos, brincam com os fatores luz e sombra e oferecem efeitos visuais, no mínimo, interessantes.




domingo, 6 de novembro de 2011

Sejam bem vindos!

Ao longo de sua trajetória, a Imobiliária Grupo Souza tem dedicado especial atenção ao estreito relacionamento com o seu público, assim sendo, aqui se inaugura uma nova fase, onde, acompanhando as transformações na relação cliente-consumidor, sentimos a necessidade de disponibilizar canais de comunicação alternativos, e que tem se tornado cada vez mais populares.

Nesta etapa inicial, estamos modernizando o web site da empresa e nos integrando às redes sociais mais relevantes, como Facebook e Twitter, com o intuito de estarmos mais próximos das pessoas e mais atentos às suas necessidades.

O blog oferecerá conteúdo pertinente e constantemente atualizado, assim como, será um ponto de coleta de sugestões, críticas e elogios, enfim, aqui, o cliente/amigo/parceiro/internauta poderá interagir com o Grupo Souza, relatando sua experiência de atendimento, solicitando esclarecimentos, se informando, e nos ajudando a tornar ainda mais sólida essa parceria de mais de 30 anos.