Defina as prioridades e tenha por escrito as áreas que mais precisam de retoques.
Evite fazer tudo de uma vez só, quando o imóvel encontrar-se ocupado.
Esteja preparado para o caso de surgir algum imprevisto, com a adoção de um planejamento, muitos percalços podem ser antecipados ou evitados.
Dê preferência a ir reformando um cômodo por vez; fica mais fácil de administrar a bagunça, os materiais utilizados e o serviço executado pelos trabalhadores.
Seja cauteloso na contratação de mão de obra, faça-o pessoalmente ou busque indicação de pessoas de sua confiança. Escolhidos seus prestadores de serviço, esclareça bem o que deve ser executado de que forma. Para evitar transtornos, solicite orçamento por escrito e, se possível, providencie um contrato que assegure os direitos e deveres de ambos os lados, valor do serviço e data para conclusão.
Converse com um pedreiro ou mestre de obras ao definir a lista de materiais necessários; isso deve ser feito no momento do orçamento. Todos os itens devem ser incluídos, inclusive pregos e pouca quantidade de areia; deixar para depois pode encarecer o valor final, e por falta de dinheiro, a obra corre o risco de ser interrompida.
Procure pagar pelo serviço feito e não pelos dias trabalhados. Assim, fica mais fácil de garantir que a obra saia no prazo combinado e não há surpresas na hora de pagar os profissionais.
Ao comprar os materiais, o proprietário do imóvel deve ter paciência, realizando pesquisas e comprando com bom senso. Fique atento às propagandas, visite sites de loja de materiais de construção, e recolha pelo menos 3 orçamentos diferentes, mas não esqueça de buscar qualidade nos produtos, afinal, "o barato pode sair caro".
Peça descontos, informe que possui orçamentos mais em conta e confira as condições de pagamento que mais se adequam às suas necessidades. Tendo o dinheiro para pagamento à vista, sempre é possível obter bons abatimentos. Dividir em poucas parcelas também pode ser interessante, uma vez que muitos estabelecimentos oferecem planos com parcelas a perder vista e juros altos embutidos.
Ao pagar com cheques, reclame por desconto, pois toda transação efetuada através de cartões é tarifada, o que não ocorre com as folhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.