A caixa d’água é um item importante, mas nem sempre recebe a devida importância, e só é lembrada quando ocorre falha ou interrupção no abastecimento de água, quando se torna a única reserva a suprir as necessidades de consumo.
Uma caixa d’água segura deve:
· estar em dia com a limpeza – que garante a qualidade da água, e deve ser feita de 6 em 6 meses, com os utensílios adequados. Na lavagem das paredes e do fundo da caixa, pano úmido/escova de fibra vegetal/escova de fio de plástico podem ser utilizados.
Escovas de aço, vassouras, sabão e detergente não são indicados, pois podem contaminar a água .
· bem fechada – para impedir a penetração de impurezas, insetos ou animais. Após a limpeza, a tampa do recipiente também deve ser higienizada, lembrando que, caso o encaixe adequado não esteja ocorrendo, até por pequenas brechas sujeira e pequenos intrusos podem se infiltrar. É importante, também, evitar a entrada de luz no interior da caixa d´água, pois isso pode facilitar a proliferação de fungos e bactérias.
· impermeabilizada – para que a água da chuva não se misture com a água potável, além de prevenir o seu desperdício. A impermeabilização deve ser feita com os mesmos cuidados que se destinam a uma piscina, por exemplo, pois também se trata de um compartimento permanentemente sujeito à umidade.
Para calcular o tamanho ideal da caixa d’água de uma residência, leve em consideração o números de moradores; em média, cada um deles gasta 150 litros de água por dia.
Calcule, no mínimo, 300 litros de água por morador para que a caixa possa abastecer a casa por até dois dias de falta de abastecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.